Bml - Uma extensão do seu Consultório

UMA EXTENSÃO DO SEU CONSULTÓRIO
EXAMES E LAUDOS ANATOMOPATOLÓGICOS CONSULTÓRIOS, CLÍNICAS E HOSPITAIS

Facebook

NOTÍCIAS

O autoexame da mama e a prevenção ao câncer

04
10

Durante o Outubro Rosa, as ações de prevenção contra o câncer de mama tomam proporções mundiais. Para fazer o autoexame da mama, é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.

 

O autoexame não é considerado um preventivo do câncer, mas pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, de 3 a 10 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

 

Mesmo o autoexame não permitindo o diagnóstico do câncer, ele ajuda a conhecer melhor o corpo, permitindo assim, que se esteja atenta a possíveis alterações que possam surgir na mama.

 

O idela é quando aparecerem as mamas na adolescência para criar o hábito de se fazer o autoexame. Para que seja tão rotineiro quanto escovar os dentes. Mulheres com mais de 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer.

 
 

© 2018 BML PATOLOGIA - Todos os direitos reservados | (47) 3326-2230 | contato@bmlpatologia.com.br