NOTÍCIAS

Dia Mundial da Gentileza: Pessoas gentis são menos estressadas

12
11

13 de novembro é conhecido como o Dia Mundial da Gentileza.  Abrir a porta para um desconhecido, buscar um café para o colega de trabalho ou oferecer carona.

 

Quem diria que ações tão simples, facilmente realizáveis no cotidiano, seriam uma poderosa ferramenta contra o estresse?

 

Pois foi essa a conclusão de um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos que decidiram medir o efeito causado por pequenos gestos de gentileza na vida de quem os pratica. Ajudar os outros, sugerem os dados, promove o bem-estar, com impactos positivos no estado emocional e na saúde mental.

 

Segundo os autores do trabalho, recentemente publicado na revista especializada Psychological Clinic Science, análises recentes apontaram a importância do suporte social no enfrentamento do estresse.

 

Entretanto, os dados sobre o tema ainda são escassos, o que motivou uma investigação mais aprofundada.

 

“A partir de uma pesquisa anterior, soubemos que os comportamentos pró-sociais podiam reduzir os efeitos do estresse sobre a fisiologia e a aflição, mas não ficou muito claro se esses efeitos se generalizavam para o mundo real”, conta ao Correio Emily Ansell, pesquisadora da Escola de Medicina da Universidade de Yale e principal autora do estudo

 

Voluntários receberam smartphones, pelos quais deviam informar como se sentiam e contar experiências que tinham tido ao longo do dia, sempre que recebiam um lembrete eletrônico, geralmente enviado para eles à noite.

 

Os participantes eram motivados a lembrar de qualquer evento estressante pelo qual tinham passado e relatar gestos gentis que tinham realizado. Além disso, eles deveriam avaliar como se sentiam em uma escala que ia de zero (mal) a 100 (excelente).

 

A comparação dos dados colhidos mostrou uma correlação entre a disposição em ser gentil com os outros e um maior nível de bem-estar. O comportamento de auxílio foi associado a níveis mais altos de emoção positiva e de melhor saúde mental.

 

“Foi surpreendente como os efeitos foram consistentes em experiências diárias. Por exemplo, se você participa de mais comportamentos pró-sociais em dias estressantes, essencialmente não há impacto do estresse sobre o seu afeto positivo, como felicidade ou calma, nem sobre suas avaliações de saúde mental”, destaca a autora do estudo.

 

Que tal começar a inserir a gentileza no seu dia a dia, diminuir o estresse e ainda melhorar a saúde? Dê o primeiro passo!

 
*Texto adaptado Época.
 
 

© 2018 BML PATOLOGIA - Todos os direitos reservados | (47) 3326-2230 | contato@bmlpatologia.com.br