NOTÍCIAS

Café antes de exercícios físicos pode causar danos à saúde, diz pesquisa

09
01

Pesquisa realizada por fisioterapeutas da Unesp de Marília, localizada em São Paulo, mostra que tomar café antes da prática de exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde. O estudo consistiu em analisar o comportamento cardiovascular de 32 homens, com idades entre 18 e 25 anos, que consumiram cafeína antes de realizarem atividades físicas.

 

A pesquisa foi realizada em três etapas com duração de 30 minutos cada. No primeiro dia foi aplicado um teste de esforço físico máximo para identificar os limites de cada participante. No segundo e terceiro dia tiveram que correr em intensidade moderada e tomaram alternadamente uma cápsula de cafeína e outra de farinha de trigo, sem propriedades químicas. Os participantes não sabiam quais das cápsulas estavam ingerindo.

 

Após os testes, os pesquisadores constataram que os batimentos cardíacos, dos que haviam tomado cafeína, demorou uma hora para voltar ao normal. Ou seja, o dobro do tempo necessário de quando não estavam com a substância no corpo. Isso acontece em função do poder estimulante da cafeína, que aumenta a concentração de catecolaminas no sangue e pode causar sobrecarga no coração, ocasionando assim um infarte.


O resultado da pesquisa surpreendeu os participantes voluntários e deixa o alerta aos praticantes de atividade física, principalmente os com hipertensão e diabetes.

 

Fonte: Agência Brasil

 
 

© 2019 BML PATOLOGIA - Todos os direitos reservados | (47) 3326-2230 | contato@bmlpatologia.com.br