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A Vitamina D e sua importância no dia a dia

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Para fixar melhor o cálcio em nosso organismo precisamos de uma vitamina poderosa, a D. Ela é a única que nosso corpo consegue produzir por meio da pele quando ficamos expostos ao sol.

 

De acordo com especialistas, a vitamina D é fundamental para podermos absorver o cálcio da nossa dieta. A vitamina D tem também uma função muscular, ou seja, evita a fraqueza dos músculos.

 

No Brasil, infelizmente, a alimentação não é tão rica em Vitamina D, afinal ela é encontrada principalmente em peixes gordurosos, como salmão, atum, bacalhau e a sardinha. Estes, são alimentos que não fazem parte do dia a dia da mesa do brasileiro.

 

A vitamina também pode ser encontrada em queijos, ovos e cogumelos, mas numa quantidade menor. Além da alimentação, temos a alternativa de produção da vitamina D: a exposição solar e a suplementação. Afinal, a pele produz a vitamina D por meio do contato com os raios solares. Mas claro, sempre tomando o devido cuidado.

 

O meio-dia é quando temos maior incidência de raios UVB, mas o ideal é procurar um horário intermediário e seguro para se expor ao sol, como antes das 10 e após às 14h. Procure expor somente braços e pernas e não se esqueça de proteger o rosto e o colo, áreas mais sensíveis.

 

A idade é uma questão importante, já que a pele mais jovem fabrica mais vitamina D que a pele de uma pessoa idosa, por exemplo. Normalmente os idosos precisam tomar suplementos desta vitamina para evitarem problemas ósseos, como osteoporose e osteopenia.

 

O sol precisa chegar de forma direta à pele, ou seja, aquele solzinho dentro do carro com os vidros fechados não adianta nada.

 

Acrescente na sua alimentação diária uma dose de vitamina D. Saia 15 minutos de casa, tome sol e deixe o seu organismo cuidar de você.

 

 
 

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