Bml - Uma extensão do seu Consultório

UMA EXTENSÃO DO SEU CONSULTÓRIO
EXAMES E LAUDOS ANATOMOPATOLÓGICOS CONSULTÓRIOS, CLÍNICAS E HOSPITAIS

Facebook

NOTÍCIAS

Dores de cabeça? Saiba que nem todas elas são iguais

31
07

Apesar de muito comuns, as dores de cabeça não são iguais. O desconforto pode ser indício de vários problemas de saúde. Podendo ir do simples ao mais grave. Por isso, as pessoas precisam estar atentas às peculiaridades do incômodo. A intensidade pode ser uma das formas de identificar o que aquela dor quer dizer.

 

A cefaleia é o nome dado à conhecida dor de cabeça e sua causa está ligada a diferentes origens. O cérebro, por si só, não tem receptores para a dor, por isso, a teoria mais relevante aceita por especialistas para explicar as dores de cabeça está relacionada a cefaleia tensional, como por exemplo, com a musculatura da região próxima à cabeça.

A enxaqueca, por outro lado, poderia estar motivada por acometimentos nos vasos sanguíneos e, por isso, a dor tem característica pulsante.

 

Será que faz diferença a região onde a dor está localizada?

Neurocirurgiões afirmam que a dor do lado esquerdo ou direito da cabeça não é indicativo de patologias específicas do organismo. O lado onde o incômodo acontece não importa do ponto de vista do diagnóstico. Já, quando o assunto é a diferenciação entre o acometimento na parte frontal ou posterior da cabeça, é um fator a ser observado.

 

A cefaleia tensional é localizada geralmente na parte de trás da cabeça, a enxaqueca nas têmporas, já que é pulsátil. A dor na frente, ou atrás, poderá determinar se o problema trata-se de uma patologia simples, como tensão ou até mesmo gripe, ou possivelmente mais grave, como tumores e aneurismas.

 

As dores de cabeça ainda podem variar de intensidade, há enxaquecas, por exemplo, que duram três horas e outras até três dias. Alguns casos chegam a ultrapassar mais de duas semanas de crise.

Em caso de dores de cabeça frequentes, lembre-se sempre de procurar por um especialista de confiança para obter o diagnóstico preciso do quadro de saúde. Não medique-se por si só achando que pode ser apenas uma simples dorzinha que logo passará. Quando antes as pessoas procurarem por auxílio médico, mais cedo patologias poderão ser detectadas e tratadas com segurança.

 
 

Brasil à frente: cientistas criam colírio que evita a perda de visão para diabéticos

30
07

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um colírio que evita e previne a perda de visão para os diabéticos. O método foi descoberto por cientistas das faculdades de Ciência Médicas (FCM) e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Testes em laboratórios da Unicamp comprovaram a eficácia da fórmula.

Os pesquisadores afirmam que por ser tópico, o medicamento não implicará em riscos e ainda criará uma barreira contra alterações neurodegenerativas que afetará o diabético. De Por causa da hiperglicemia, o excesso de açúcar no sangue no organismo dos diabéticos, vários órgãos podem ser comprometidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 40% dos casos, a doença leva a complicações na retina provocadas pelo efeito tóxico da glicose. O sistema nervoso e vascular da retina passam a ter alterações progressivas que podem levar a cegueira.

A descoberta dessa tecnologia possa ser benéfica também no tratamento de outras anomalias da visão, como o glaucoma.

Entretanto, antes de ser transformado em medicamento para a distribuição e comercialização, o colírio tem de ser submetido à fase clínica de testes, com os ensaios em seres humanos.

Ainda não há previsão de quando isso vai acontecer, já que os testes dependem do interesse de empresas em fazer o licenciamento da tecnologia junto com a agência de inovação da universidade, a Inova Unicamp.

 

Qual a importância do exame Papanicolau para as mulheres?

29
07
Um exame simples, de baixo custo, indolor e rápido: este é o Papanicolaou,  exame de Papanicolaou, colpocitologia oncótica ou, simplesmente exame preventivo do câncer do colo uterino. O ginecologista, basicamente, raspa células do colo do útero para análise em laboratório. O principal objetivo deste exame é  evitar  o câncer de colo de útero, fazendo o diagnóstico o mais cedo possível, enquanto nem é visível ou tem sintomas, e, principalmente antes do seu aparecimento: isto porque
o exame auxilia a encontrar mais cedo as lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV(sigla em inglês do papiomavírus humano), já que esta infecção é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero. Além disso, o exame detecta algumas infecções sexualmente transmissíveis, como a candidíase.
Depois de uma avaliação minuciosa do patologista, o ginecologista recebe o laudo do profissional. O exame poderá apontar inflamação e suas alteraçoes e/ou causas, como  fungos e bactérias encontrados na amostra, mas sua principal finalidade é classifica as eventuais anormalidades observadas nas células. São essas alterações que podem ser benignas ou as que antecedem o câncer, também chamadas de lesões ou neoplasias intraepiteliais.
Caso o resultado levantar qualquer questão suspeita, testes mais detalhados devem ser solicitados pelo ginecologista. 
Mulheres com vida sexual ativa, não importa sua idade,  lembrem-se sempre de procurar por um médico de confiança  anualmente para realização deste importante exame.
 

O café e os efeitos em nosso organismo

26
07

Afinal de contas, o café, que a maioria dos brasileiros ingere diariamente, tem efeitos sobre o nosso organismo? Tem sim! Tanto que especialistas dizem que "tudo que é exagerado faz mal", portanto não deve-se ultrapassar cinco xícaras de 50ml cada por dia.

Entre os principais efeitos causados pela bebida ao corpo humano está a ação antidepressiva, já que a cafeína atua nos receptores de adenosina, no cérebro, que são responsáveis pela manutenção e produção de neurotransmissores importantes para o humor, causando a sensação de bem-estar e euforia.

O café ainda é um estimulante, depois de ingerir a cafeína ela age em nosso corpo deixando o cérebro mais atento e tira o sono. Além disso, a cafeína pode atuar como efeito analgésico em alguns tipos de dor. A substância tem efeito vasoconstritor, que combate os sintomas causados pela dilatação das artérias, como a enxaqueca. Um estudo da Universidade de Brasília mostra que o café tem ação semelhante à morfina, ou seja, ameniza a ansiedade e as dores.

Mulheres grávidas devem evitar o café durante a gestação. Isso, porque o estímulo causado pela bebida pode não fazer bem ao bebê. Se você quer ter uma noite tranquila de sono, consuma o café até duas horas antes de deitar-se.

 

Técnica reduz o número de radioterapias para o tratamento de câncer de próstata

25
07

Mais uma vez a ciência e a tecnologia estão a favor da saúde. Uma nova técnica tem permitido reduzir o número de sessões de radioterapia contra o câncer de próstata. Em média, são previstas cerca de 40 sessões para os pacientes acometidos com a doença. Mas com o hipofracionamento moderado este número caiu para 20. Agora com as primeiras iniciativas de radioterapia ultra hipofracionada contra este tipo de tumor, a redução baixou para apenas cinco sessões.

 

Como funciona:

Com esta técnica, são aplicadas altas doses de radiação onde o tumor está localizado, o que permite menos aplicações. Esta abordagem já acontece com outros tipos de câncer, como o de pulmão, por exemplo. Neste ano, estima-se que serão 68 mil novos casos do câncer de próstata.

Entre os benefícios da nova técnica está o encurtamento do tratamento, com menos transtornos e deslocamentos do paciente. Desta forma, gera melhorias no índice de controle bioquímico da doenças nos homens

É sempre importante ressaltar que os pacientes devem procurar por um médico de confiança antes de realizar qualquer tipo de procedimento.

 

 

Testes genéticos podem ser grandes aliados contra o câncer

24
07

Você sabia que por trás de uma amostra de sangue pode estar a chave para a eficácia no tratamento de um câncer? Pois é! Através do material colhido, os cientistas conseguem identificar se o tumor presente no organismo do paciente é hereditário. Desta forma, os especialistas elencam terapias e avaliam os riscos do possível desenvolvimento do câncer nos familiares.

Essa tecnologia, à favor da saúde, mapeia as regiões específicas do DNA que são informativas para cada tipo de alteração apresentada nos tumores. Assim, as mutações em genes relacionados ao câncer são sinalizadas. Essas alterações darão pistas para escolher, por exemplo, as melhores medicações.

As mutações gênicas podem estar em todas as células de uma pessoa e representam erros que foram herdados de outras gerações. Isso, aumenta o risco do desenvolvimento do câncer.

Ao se comprovar o câncer hereditário, os parentes deverão fazer o teste. Se alguma alteração for detectada é possível iniciar o rastreamento. Por fim, este procedimento moderno salva a vida do paciente e de seus familiares.

 
 

O que é câncer de tireoide?

23
07

Um pequena glândula em formato semelhante ao de uma borboleta que fica na região do pescoço, esta é, basicamente, a forma como a tireóide é conhecida popularmente. Ela é responsável pela fabricação de dois importantes hormônios que ditam o ritmo do nosso corpo, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia. Assim como qualquer área do organismo, a tireóide também pode sofrer com tumor maligno.

Aproximadamente, cinco mil mulheres anualmente são diagnosticadas com este problema no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Entretanto, é sempre preciso ter cuidado redobrado. Nem todo nódulo que aparece na região pode ser considerado um câncer. Apenas com um exame de ultrassom e com uma punção com agulha é possível diferenciar se é benigno ou não. A punção do nódulo, realizada por patologistas, é feita com o auxílio de uma agulha fina, e amostra de células resultantes é um dos exames oferecidos pela BML Patologia.

Lembre-se sempre de observar qualquer alteração no seu corpo, por dentro ou por fora. A qualquer sinal procure por auxílio médico de confiança para verificar a situação. Sempre observando que cada caso é um caso diferente a ser estudado.

 

 

Motivos para não segurar os gases

23
07

Desconforto abdominal e inchaço estão entre os principais problemas causados pelo acúmulo de ar no intestino. Prender os gases, geralmente, não traz consequências graves, já que o efeito colateral mais perigoso, que é o rompimento do intestino, é extremamente raro.

Você sabia que em média, uma pessoa elimina gases cerca de 10 a 20 vezes por dia? Pois é, mas esse número pode variar de acordo com a alimentação de cada pessoa.

Entre os motivos para não segurar os gases está a distensão abdominal, que é quando a barriga fica inchada por conta do excesso de gases, que se acumulam ao longo do intestino e não encontram um caminho para sair. Outra situação recorrente é a dor de barriga. O acúmulo de ar faz com que as paredes do intestino sejam obrigadas a aumentar de tamanho, o que causa as cólicas abdominais. Já o rompimento intestinal, que é quando o cólon explode parecendo uma bexiga, é uma das consequências por prender os gases. Normalmente este problema acontece em pessoas que já têm situações graves de saúde, como obstrução ou câncer intestinal.

Uma curiosidade quanto ao mau cheiro causado pela eliminação dos gases: normalmente isto é resultado do excesso de enxofre, uma substância produzida durante a fermentação das bactérias do intestino. Alguns alimentos também produzem estes odores fétidos, como ovos e brócolis. Mas fique atento! Pois gases frequentes com odor forte também podem ser resultado de problemas como intoxicação alimentar, Síndrome do Intestino Irritável, má absorção de alimentos e câncer de cólon. Busque sempre por orientação de um especialista.

 
 

O que provoca o aparecimento de bolinhas na vagina?

19
07

A região íntima da mulher é muito delicada e merece todos os cuidados especiais. Com isso evita-se infecções e outros problemas de saúde. Algumas mulheres já devem ter identificado eventualmente algumas bolinhas na área genital, parecidas com espinhas. Se essa característica aparecer é importante procurar por um médico para receber o tratamento adequado para identificar as causas desse quadro.

Entre os principais diagnósticos dessas bolinhas estão as reações alérgicas, que podem ser causadas pelo absorvente, material da calcinha ou produtos de higiene abrasivos.

A proliferação de bactérias na região íntima feminina ainda pode causar infecções no folículos pilosos. Quando essa situação acontece, o pelo enfraquece e cresce no sentido contrário. O que leva o aparecimento de espinhas ou bolinhas inflamadas.

A herpes genital também pode causar essas pequenas erupções na pele, mas não pode ser confundido com uma espinha qualquer. É preciso, claro, procurar por auxílio de um especialista.

Ao perceber qualquer alteração na área genital procure por um ginecologista de confiança para detectar a origem do problema.

 

Atividade física e o stress

19
07

Os tempos modernos trouxeram enumero benefi?cios ao ser humano, facilitando nossa vida e conectando tudo e todos. Mais tudo tem um prec?o, esta modernidade requer no ser humano uma maior agilidade no trabalho, na vida e num cotidiano rotineiro do dia-a-dia.

 

Stress e? a combinac?a?o de sensac?o?es fi?sicas, mentais e emocionais que resultam de variados esti?mulos de preocupac?o?es, medos, ansiedades, presso?es psicolo?gicas e fadiga fi?sica e/ou mental, que ira?o exigir uma adaptac?a?o e/ou produc?a?o de tensa?o. O termo stress foi utilizado para descrever os feno?menos de tensa?o-angu?stia e desconforto ta?o caracteri?sticos atualmente. Ja? no se?culo XIX, em 1910, o me?dico ingle?s Willian Osler, com suas pesquisas observou que o excesso de trabalho e de preocupac?o?es estava relacionado a doenc?as coronarianas; igualando enta?o o termo stress (eventos estressantes) com "trabalho excessivo" e o termo strain (as reac?o?es orga?nicas ao stress) com "preocupac?a?o".

 

Desde enta?o, va?rias pesquisas e estudos te?m sido realizados para se detectar, prevenir, reduzir e controlar as causas e efeitos do stress sobre a sau?de fi?sica, mental e psicolo?gica do homem.

 

Existem dois tipos de stress: o eustress (o bom, o positivo) e o distress (o ruim, o negativo), o stress bom parece motivar e inspirar, ajudando o indivi?duo a tomar deciso?es ra?pidas. Ja? o stress ruim pode ser agudo (muito intenso, mas que desaparece rapidamente) ou cro?nico (na?o ta?o intenso, mas que perdura por peri?odos de tempo prolongados) (NIEMMAN, 1999).

 

O impacto do stress sobre o aspecto psicofisiolo?gico do homem e? de extrema importa?ncia para a reduc?a?o da sau?de e da qualidade de vida. Atrave?s de uma sociedade excessivamente competitiva, com um desequili?brio so?cio-econo?mico crescente e uma viole?ncia urbana incontrolada (principais varia?veis sociais geradoras do stress), a humanidade sofre alterac?o?es na?o bene?ficas em seus padro?es comportamentais, so?cio-afetivos e fi?sicos, causadores de diversas doenc?as e enfermidades fi?sicas e psicolo?gicas. Logo, a Sau?de Coletiva necessita conhecer recursos e meios de adaptac?a?o, objetivando atrave?s de recursos amenizadores, profila?ticos e controladores do stress, a melhora da sau?de e da qualidade de vida, tentando superar as causas e efeitos do distress.

 

Atividade fi?sica

 

Estudos realizados por Steffen et al. (2001), relacionados com o stress e com a atividade fi?sica, demonstraram que o exerci?cio regular proporciona uma boa sau?de psicolo?gica, entretanto, existem outros fatores que contribuem para a obtenc?a?o da sau?de mental emocional.

 

Conforme Niemman (1999) existe uma grande influe?ncia do fitness fi?sico sobre o fitenss social, emocional e intelectual; devido ao impacto psicolo?gico da atividade fi?sica sobre o stress, a depressa?o e a ansiedade. Melhorando a sau?de mental, melhoramos a auto-estima e o sono, devido a?s adaptac?o?es biolo?gicas causadas pela atividade fi?sica, que diminuem a depressa?o e a ansiedade. De acordo com Dantas (2001), o exerci?cio fi?sico possui uma evidente ac?a?o anti-depressiva, diferente para cada forma de atividade fi?sica (moderada ou intensa). Todos os tipos de atividades fi?sicas, inclusive o anaero?bico (RML e Forc?a) sa?o eficazes, e quanto maior a durac?a?o do programa e o nu?mero de sesso?es realizadas, melhores sera?o os resultados. Do ponto de vista comparativo, a atividade fi?sica possui melhores resultados que o relaxamento e sa?o iguais ao da psicoterapia. Juntos sa?o muito mais eficazes do que cada um separado (DANTAS, 2003).

 

Acredita-se que a reduc?a?o da reatividade ao stress mental seja importante a administrac?a?o dos eventos cotidianos do trabalho e da vida. O exerci?cio fi?sico e? u?til porque, a? medida que o indivi?duo se adapta ao aumento da frequ?e?ncia cardi?aca, da pressa?o arterial e dos hormo?nios do stress que ocorrem durante o exerci?cio, o corpo e? fortalecido e treinado a reagir mais calmamente quando as mesmas respostas sa?o desencadeadas por um stress mental / emocional. E? evidente que o stress excessivo proporciona reduc?a?o da sau?de, da qualidade de vida e do bem-estar, podendo levar o homem a? morbidade e ate? a? morte. Medidas e tratamentos preventivos que sa?o econo?micos, ra?pidos e eficazes, contribuem para a reduc?a?o e para o controle do stress, como, por exemplo, as atividades fi?sicas adequadas.

 

Atrave?s da avaliac?a?o do ni?vel e da sintomatologia do stress e conhecimento dos agentes estressores endo?genos e exo?genos, e? que podemos adequar a? atividade fi?sica, que implicara? a melhora do estilo cognitivo, o equili?brio emocional, a reduc?a?o da excitabilidade ou apatia psicofi?sica, a melhora da assertividade e afetividade, o autocontrole da ansiedade e reduc?a?o dos sintomas fi?sicos e emocionais do stress.

 

Existe uma substancial evide?ncia de que as atividades fi?sicas proporcionam, com mais efica?cia, a reduc?a?o e o controle do stress, entretanto as causas do stress podem continuar a existir, logo, se faz necessa?rio modificar a biografia emocional tambe?m, atrave?s da atitude assertiva de modificar as situac?o?es estressantes, e a melhora da capacidade de enfrentamento da situac?a?o; modificar a percepc?a?o atrave?s de uma visa?o mais positiva e confiante e modificar os ha?bitos e comportamentos, podendo ainda ser auxiliada pelo tratamento psicolo?gico, de acordo com o ni?vel de stress de cada indivi?duo.

 

 

Artigo por: JEAN CARLOS DE OLIVEIRA - CREF 14305-G/SC; ESP. Fisiologia do Exercício; ESP. Avaliação física; ESP. Prescrição de Exercício Físico.

 

Os alimentos escolhidos pelos brasileiros como os

18
07

Responda rapidamente: para você, qual alimento diário da sua dieta é um "vilão" para sua saúde? Doces, salgados, bebidas com excesso de açúcar. Bom, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mais da metade da população está acima do peso e, por isso, muita gente tem se preocupado com o que come. Pesquisa recente da GFK, empresa global de estudos, aponta que, 7 em cada 10 brasileiros, têm interesse por comida saudável e de procedência.

Essa preocupação com a alimentação tem sim crescido no país. Atualmente, o refrigerante, por exemplo, é o industrializado que as pessoas consideram mais prejudicial à saúde. Cada vez mais as garrafas de 2 litros, ou mais, têm perdido espaço nas mesas brasileiras.

Um levantamento da Abir, Associação Brasileira de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, o consumo per capita caiu mais de 20% na última década. Entre os malefícios apontados pela população, muitos pararam de tomar a bebida por conter muito açúcar, gás e conservantes duvidosos.

Outros alimentos que têm perdido espaço nas dispensas de todo país são as bolachas recheadas e salgadinhos, os queridinhos da criançada. Há hoje no mercado uma gama gigantesca de opções um pouco mais saudáveis, que são menos prejudiciais à saúde dos pequenos. Tudo isso, claro, pensando sempre em um futuro mais saudável.

 

Detecção precoce do câncer de pulmão poderá ser feita através de exame de sangue

17
07

A Organização Mundial da Saúde, informou que um exame de sangue, ainda em estudo, poderá precisar a detecção precoce do câncer de pulmão. O teste identifica cinco proteínas específicas, conhecidas como "biomarcadores", que poderão ser encontradas antes da formação dos tumores.

A pesquisa foi desenvolvida pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, braço da OMS para levantamentos na área de oncologia. O estudo afirma que a detecção é urgente, já que o rastreamento atual do câncer de pulmão não diagnostica uma grande fração dos tumores. O teste, ainda segundo os cientistas, fez a previsão de 63% de futuros pacientes com câncer. Já a tomografia conseguiu prever o câncer de pulmão em 42% dos pacientes.

 

Os sintomas inusitados do câncer

16
07
Mais comuns do que você imagina, os sintomas inusitados do câncer são frequentemente negligenciados. Mas é importante saber quais são eles sem entrar em paranoia.
Os caroços, geralmente duros e indolores, são inchaços que ocorrem no sistema linfático, rede de vasos e gânglios essenciais para a imunidade. Uma célula cancerosa pode sair de seu lugar de origem e acabar presa ali.
Quanto a dificuldade para engolir, estão as lesões malignas que dificultam justamente a deglutição. O que causa um desconforto ao engolir a comida. Algumas pessoas adotam uma dieta pastosa para aliviar as dores.
Tosse e rouquidão? Pode ser sinal de câncer nas vias respiratórias. Se um tumor aflige algum setor nos caminhos por onde passa o ar, como os pulmões, o reflexo pode ser uma tosse chata e persistente
É natural ir ao banheiro rotineiramente e, muitas vezes, por conta da alimentação desregulada, acabamos indo mais ou menos. Mas fique atento, pois se não há nada que justifique o desajuste intestinal é prudente procurar por um médico.
A perda de sangue também é um sintoma que não pode ser considerado normal. A formação de úlceras na parede de órgãos com câncer leva a sangramentos e para piorar, a doença afeta a coagulação. 
Este são apenas alguns dos sintomas mais comuns que devem sim ser observados. Lembre-se sempre de consultar um médico com frequência.
 

Mitos e verdades sobre o uso do celular e o efeito no organismo

12
07
O celular é item indispensável no mundo em que vivemos hoje. Provavelmente você deve estar lendo esta informação em um dispositivo móvel. Os aparelhos podem atingir a saúde de diversas maneiras. Seja problema de visão e postura, ansiedade, dificuldades de dormir. Entretanto, nem tudo que está por aí nas redes sociais é verdade. 
 
Não há evidências que o celular causa câncer. Recentes estudos, realizados na Austrália, com 34 mil pessoas, mostrou que a radiação não é capaz de causar tumor no cérebro.
 
Será que afeta os testículos? Existem sim indícios de que o aumento da temperatura e radiação podem impactar na qualidade dos espermatozoides. Portanto evite deixar o aparelho muito tempo no bolso.
 
Pode envelhecer a pele? Sim! A presença de alguns minerais como níquel e cromo e a luz azul emitida pelo aparelho parecem contribuir com o surgimento de rugas e manchas.
 
Uma pesquisa inglesa com 125 mil crianças apontou que o uso dos dispositivos móveis à noite, pode sim atrapalhar o sono dos pequenos. Além disso, compromete a memória e prejudica o desempenho escolar. Atenção, pais!
 
Para finalizar, não há dados conclusivos que confirmem a informação, mas um estudo europeu observou aumento de 20% em casos de enxaqueca.
 

Sociedade americana defende exames de câncer colorretal aos 45 anos

11
07

Ao completarem 50 anos de idade, muitas pessoas sem sintomas ou histórico família começam a fazer exames que detectam o câncer colorretal em seu primeiro estágio. Entretanto, esta idade deve ser diminuída sendo a ACS, American Cancer Society. Os testes, sendo os especialistas americanos deve ser antecipado para os 45 anos em diante.

Conforme explicações, nas últimas décadas têm se observado um aumento expressivo na incidência dos tumores de intestino em adultos mais jovens. Há estimativas que, por exemplo, as pessoas nascidas na década de 1990 possuem um risco quatro vezes maior de desenvolver câncer no reto (a porção final do intestino) do que as que vieram ao mundo nos anos 1950.

 

Entre os fatores  e possíveis causas que levam à doença estão a obesidade, sedentarismo, falta de fibras e excesso de carnes vermelhas na dieta. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer  estima 36.360 novos casos da doença só este ano.

 

Vale então reforçar que pessoas sem sintomas ou histórico familiar devem começar a fazer exames para detectar o câncer colorretal a partir dos 45 anos, segundo a ACS. Basta procurar pelo seu médico de confiança para saber o melhor exame que se encaixa com você. Afinal, cada caso é um caso e precisa ser estudado a fundo.

 
 

Atenção: 7 produtos de saúde são proibidos de serem vendidos

10
07

A Anvisa anunciou esta semana a suspensão da venda de sete produtos de de limpeza de marcas diferentes em todo país. Todos os itens, que vão de água oxigenada a suplementos, apresentaram irregularidades.

 

O site Suplementos Mais Baratos, comercializava anabolizantes, medicamentos que exigem a receita e são, geralmente, utilizados em quadros específicos, como em pacientes com câncer e que sofrem com a perda muscular.

 

Já o portal NaturalBio, vendia suplementos de marca peruana, alegando supostos milagres, como o "aumento peniano natural". O item ainda combatia a ejaculação precoce e eram especificamente focados no sexo.

 

Cinco frutas que são ótimas aliadas à saúde

10
07

Consumir frutas diariamente é a base para uma alimentação saudável. Mas você sabia que a laranja, a queridinha dos brasileiros, não é a única que esbanja nutrientes entre os cítricos? Pois é, os benefícios vão além da Vitamina C.

A laranja dá cor e sabor a saladas, pode ser utilizada em bolos e molhos, sem deixar de lado o chá, que pode ser um poderoso aliado contra os sintomas da gripe. O limão contém substâncias protetoras contra o câncer. A sugestão é consumir a fruta inclusive com casca, batendo no liquidificador.

A tangerina é outra amiga da nossa saúde. A fruta é uma ótima opção para os lanches intermediários, quando bate aquela fome durante o dia. As cascas ainda podem ser utilizadas em diversos preparos na gastronomia.

 

Cebola cortada pode ser prejudicial para a saúde?

08
07

Um áudio que circula pelo whatsapp afirma que guardar cebola cortada é um veneno para a saúde. Mas será que essa informação procede?

 

A informação que circula pelos celulares é FALSA!

 

A pessoa fala no áudio que durante a gripe espanhola, de 1919, 40 milhões de indivíduos morreram por deixar em algum canto cebolas cortadas. A informação é errada, pois a gripe espanhola, aconteceu em 1918, e matou aproximadamente 100 milhões de cidadãos. Somente com essa notícia já podemos começar a desconfiar.

 

Ainda segundo o áudio que circula em todo país, “…um médico visitou os agricultores que tiveram o ataque e para ver se poderia ajudá-los a combater a gripe. Muitos dos agricultores e suas famílias que contraíram a gripe morreram. No entanto, o médico conheceu um fazendeiro cuja família era saudável e ninguém na casa pegou gripe. O médico perguntou ao agricultor o que ele estava fazendo que era diferente dos outros. A esposa do fazendeiro respondeu que ela cortou uma cebola com casca em um prato e colocou em todos os cômodos de sua casa.…”

 

Muitos equívocos em algumas frases. Repare que o nome do médico não é citado, nem a especialidade, país de origem, ou cidade em que atuava, nem de onde eram esses agricultores. Quando esses áudios chegarem até você, lembre-se sempre de investir alguns minutinhos pesquisando sobre o assunto. Desconfie quando os dados não são exatos e busque por fontes diferentes.

 

Os benefícios do futebol para o organismo

05
07

Em época de Copa do Mundo, você sabia que o futebol traz diversos benefícios para a nossa saúde. Segundo especialistas dinamarqueses, o esporte preferido dos brasileiros aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora os níveis de colesterol, bem como a pressão e a forma física dos praticantes.

Praticar uma hora de futebol, duas vezes por semana, por ao menos três meses, gera a redução de seis batimentos cardíacos por minuto. Praticar a modalidade auxilia ainda na redução de peso em 1,72kg de gordura. Os músculos e os ossos ficam mais fortes e resistentes.

Mas fique atento! Antes de tomar qualquer decisão é preciso prezar pelo seu condicionamento físico. Uma pessoa com problemas cardíacos pode acabar sofrendo uma parada cardiorrespiratória. Procure por um médico, faça check ups e pratique esportes sem medo.

 

 

 

Indícios apontam que a lactose pode surgir com o passar da idade

04
07

A intolerância a lactose nada mais é do que um quadro de saúde caracterizado pela má digestão do açúcar do leite. Os sintomas são causados por esta condição. Depois de ingerir o leite, ou seus derivados, o organismo quebra as moléculas de lactose e as transforma em glicose e galactose. Os intolerantes não tem a ajuda da lactase, uma enzima produzida pelo corpo para a produção de energia.

A intolerância pode começar a surgir com o passar dos anos, principalmente na fase adulta. Entre os principais sintomas estão os gases e a distensão do intestino, enxaquecas, diarreia e alteração do metabolismo do colesterol. A lactose, segundo especialistas, atua como um laxante natural no organismo. Às vezes e, principalmente em idosos, há falta de lactase após uma infecção viral e pode ser reversível.

O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos e testes laboratoriais para o tipo de alergia. A intolerância a lactose não tem cura, porém não oferece risco à vida.

 
Proxima
 

© 2018 BML PATOLOGIA - Todos os direitos reservados | (47) 3326-2230 | contato@bmlpatologia.com.br