Bml - Uma extensão do seu Consultório

UMA EXTENSÃO DO SEU CONSULTÓRIO
EXAMES E LAUDOS ANATOMOPATOLÓGICOS CONSULTÓRIOS, CLÍNICAS E HOSPITAIS

Facebook

NOTÍCIAS

Os benefícios da cebola para o organismo

28
06

Se tem um alimento que quase toda casa brasileira tem é a cebola. Ingrediente indispensável na hora dos refogados e das refeições no dia a dia. Além de garantir um aroma especial e dar aquele toque extra de sabor nos pratos, a cebola é rica em vitaminas, ferro, fósforo e magnésio. O legume também traz diversos benefícios ao organismo.

Segundo estudo americano, o consumo regular da cebola pode auxiliar a prevenir tipos comuns de câncer. Pesquisas também indicam que comer regularmente o alimento melhora a densidade óssea, reduzindo riscos de fraturas e osteoporose.

A cebola ainda favorece o bom funcionamento do intestino, já que combate a prisão de ventre e aumenta a produção de bactérias benéficas no órgão.

Especialistas afirmam que incluir o legume na dieta ajuda também a diminuir o colesterol ruim, protegendo a saúde do coração. Por fim, e não menos importante, a cebola tem ação antiviral, ou seja, tem propriedades que fortalecem o sistema imunológico. Assim, contribui também para a prevenção de uma série de doenças.

 

Cuidado: gordura abdominal está ligada a várias condições graves de saúde

27
06

Gordura acumulada ao redor dos órgãos no abdômen está ligada a uma série de condições graves como doenças cardíacas, câncer e até demência. Por isso, é importante estar atento e cuidar com a alimentação.

Homens tendem a concentrar mais gordura abdominal do que mulheres, entretanto, esta situação, muda após a meia-idade. Ao chegar na menopausa, a gordura acaba se acumulando na área da barriga e, pode sim, resultar em riscos de várias outras complicações.

Entre os principais problemas causados pelo excesso de gordura na região do abdômen estão as doenças cardíacas. Segundo estudiosos americanos, há sim ligação entre o aumento do risco de doença do coração e a circunferência da cintura.

Refeições corretas, aliadas a exercícios físicos e, claro, visitas periódicas ao seu médico, podem ajudar na prevenção de doenças e também do sobrepeso.

 

O que as unhas falam sobre o seu corpo e a sua saúde

26
06

Você sabia que as as unhas podem falar muito pelo seu corpo? Se elas mudam de aparência e quebram facilmente é bom ficar atento. Uma das melhores maneiras de observar se algo está errado é a cor. Suas unhas estão amareladas? Então consulte um médico, já que a alteração pode sim indicar problemas de saúde.

 

Entre as principais complicações está a carência de vitaminas, psoríase, diabetes, problemas na tireoide e infecção fúngica. O seu médico irá lhe prescrever a melhor solução, seja indicando um multivitamínico, ou medicação.

 

Dicas de como aproveitar verduras e vegetais antes do vencimento

25
06

Sabe aquela promoção irresistível no supermercado no dia das frutas e verduras? Pois é, você é daqueles que aproveita e compra vários produtos e não consegue consumir tudo? Bom, saiba que é possível sim aproveitar integralmente os alimentos mudando alguns hábitos na cozinha. Portanto, nada de desperdício e comida indo para o lixo. Basta usar a criatividade e planejar sempre direito às compras.

 

Com o passar do tempo as folhas verdes como rúcula, ou espinafre, começam a ficar amareladas. Antes que isso aconteça e você não aproveite mais os nutrientes do alimento, é hora de fazer um molho delicioso e aproveitar nas refeições.

 

Que tal um molho pesto fácil de fazer? Então anote os ingredientes: um punhado de folhas verdes, 150ml de azeite, 50g de castanhas, sal a gosto e 50g de queijo parmesão ralado. Bata todos os ingredientes em um liquidificador e armazene em um pote de vidro na geladeira por até dois meses.

 

Pinhão: alimento pode ajudar na saúde hormonal, saciedade e desejo sexual

22
06

Quando as temperaturas começam a cair, o inverno chegando na região, um alimento logo vem à cabeça: o pinhão. São diversos os benefícios proporcionados por ele em nosso organismo. O pinhão é rico em fibras, proteínas, minerais e carboidratos.

O alimento auxilia no bom funcionamento do intestino, garantindo a saciedade, além de promover o controle dos níveis de colesterol. Consumir pinhão afasta os riscos de doenças cardiovasculares, já que há presença de potássio no alimento, que tem função vasodilatador.

O pinhão ainda melhora a libido e potência sexual masculina, já que é rico em zinco, mineral associado à produção da testosterona. O alimento ainda é rico em ômega-3, que ajuda na saúde hormonal, auxiliando no bom funcionamento do organismo. O pinhão, se consumido em doses controladas, também auxilia no equilíbrio dos níveis de inflamação e fortalecimento do sistema imunológico.

 

Os fatores e sintomas da gota

21
06

Os principais sintomas da gota, doença inflamatória causada por sobrecarga de ácido úrico no sangue, são o inchaço e dores nas juntas, sobretudo no dedão do pé. Quando o excesso da produção desta substância no organismo não é eliminado pelos rins, acaba se acumulando nas articulações. Esse depósito dá origem a cristais de urato, o que causa fortes dores, como um tipo de artrite.

Em geral, a gota afeta uma articulação por vez, começando pelo dedão do pé, se expandindo para as juntas do joelho, tornozelo, chegando às mãos, punho e cotovelo. a frequência das dores irá variar de pessoa para pessoa. Alguns pacientes têm crises súbitas que desaparecem e nunca mais irão voltar. Se não houver tratamento, as dores e o inchaço vão ficando ficando cada vez mais frequentes.

Ao sentir qualquer alteração no organismo, dores no corpo, procure o seu médico de confiança.

 

Refeições em horários desregulados podem prejudicar o organismo

20
06

Como está o seu dia a dia, hein? Muito trabalho e pouco tempo para fazer com calma o básico? Saiba então que você deve hoje mesmo colocar o pé no freio e repensar algumas situações. Na correria diária, quando falamos de alimentação, ficamos preocupados apenas com o que vamos colocar no prato, certo? Entretanto, como está a regularidade do seu almoço, por exemplo? Todos os dias ao meio-dia você senta à mesa e come? Se a resposta for não, é preciso mudar hoje mesmo a rotina e observar detalhes que passam despercebidos.

Refeições em horário fixo faz sim bem para a saúde e também ajuda no processo do emagrecimento. Vários estudos científicos mostram que o horário do almoço, é um dos mais importantes para nosso corpo. Uma pesquisa americana aponta que se você almoça após 15 horas, dificilmente vai conseguir emagrecer.

Segundo especialistas, a relevância do horário das refeições estaria atribuída ao relógio biológico das pessoas. Consequentemente, alterações ou divergências nos horários pode sim atrapalhar o metabolismo e processos naturais do organismo.

 

Cardíacos precisam cuidar com a emoção durante a Copa do Mundo

20
06

Se você é cardíaco precisa tomar cuidado com a Copa do Mundo. Isso porque o evento mundial pode ser um gatilho que que aconteça um infarto. A informação é da FMRP-USP, de São Paulo, e segundo o trabalho, nas últimas edições antes de 2014, o índice de ataques cardíacos entre pacientes maiores de 35 anos saltou de 4% para 8% em todo Brasil.

Ainda segunda o levantamento, apesar de o número de problemas cardiovasculares ter aumentado durante o campeonato mundial, o de mortes não teve elevação significativa. Um outro estudo, desta vez realizado na Europa, analisou quantos habitantes da Grande Munique, na Alemanha, foram ao pronto-socorro por problemas do coração de 1º de maio a 8 de junho e de 10 a 31 de julho de 2006, ano em que a Copa ocorreu no país, e compararam com o período de 1º de maio a 31 de julho de 2003 e de 2005.

Nos dias em que a Alemanha entrou em campo, os pesquisadores perceberam que a procura pelo atendimento de emergência foi maior. Além disso, foi registrado que conforme a Alemanha avançava na competição, a busca pelo hospital crescia ainda mais.

 

Acordando durante o sono? Saiba os motivos do despertar no meio da noite

18
06

Para você é difícil manter uma rotina de sono? Descansar a noite toda com os olhos fechados, tranquilamente, é complicado? Saiba então que é preciso ligar o sinal de alerta para possíveis condições de saúde. Esse distúrbio noturno tem explicação.


O estresse pode estar diretamente ligado aos problemas em dormir. Quando o hormônio responsável pelo estresse está elevado, você despertará mais vezes, mesmo com sono profundo. Combater este problema com técnicas de relaxamento ou acompanhamento médico é fundamental para que a condição se manifesta de forma crônica e prejudique toda sua saúde.

 

O que você come ao longo do dia pode sim interferir no seu sono. Consumir em excesso alimentos ultraprocessados e com muito açúcar causa inflamações que atrapalham o descanso à noite.

 

Se você acorda no meio da noite tossindo, pode ser sinal de refluxo. Isso significa que o ácido estomacal sobe para o esôfago e irrita a garganta. Os sintomas são acompanhados por gosto amargo na boca e sensação de queimação.

 

Por último, a rotina e os hábitos podem interferir e prejudicar o sono a longo prazo. Por isso, procure sempre dormir entre sete e nove horas todas as noites, evite ir para cama em horários alternados.

 
 

Quais os principais sinais para identificar a depressão?

15
06

A depressão é uma das maiores causas de suicídio em todo o mundo. Aproximadamente 350 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com a doença no planeta. Esta condição pode ser gerada através de situações que afetam diretamente o emocional.
Entretanto, infelizmente, a maioria das pessoas não sabe que sofre com este transtorno. Há também aqueles que confundem a doença com ansiedade, ou até mesmo tristeza passageira. Mas fique atento, pois a depressão é silenciosa e extremamente discreta. Ao sentir os sinais procure por um especialista de confiança: tristeza excessiva sem motivo, falta de prazer nas tarefas diárias, diminuição da libido, fadiga, dores sem tratamento, dificuldades para dormir, fome exagerada ou então falta de apetite, perda de memória, dificuldade em se concentrar e ansiedade.

 

Calcinha que mata bactérias promete diminuir o risco de infecções

14
06

Fabricada com um agente químico que atrai e destrói bactérias e outros micro-organismos, a nova calcinha lançada no Brasil, promete auxiliar na saúde das mulheres. Segundo a fabricante, a peça íntima é eficaz mesmo após 100 lavagens. A novidade é sugerida, principalmente, para mulheres que fizeram cirurgias na área genital.

A calcinha funciona da seguinte maneira: ela possui a tecnologia Fresh, que nada mais é do que um produto capaz de eliminar diversos tipos de germes, os fungos são atraídos por esta substância e ao entrarem em contato com ela, acabam morrendo. Além disso, o processo evita o mau cheiro e a proliferação das bactérias ruins. Lembrando que a calcinha não tem efeito no equilíbrio da flora vaginal.

 

Mulheres: autoexame nas mamas deve ser feito também em outra região essencial do corpo

13
06

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, ficando atrás do câncer de pele. A incidência elevada torna ainda mais importante o autoexame dos seios. O toque, poderá detectar ainda cedo a doença, o que facilitará as chances de cura.

A maioria das mulheres hoje têm o hábito de se auto examinar, mas ao fazer o toque, algumas acabam esquecendo uma região essencial que poderá detectar sinais do câncer: são as axilas.

O Instituto Nacional de Câncer, INCA, recomenda que às mulheres de qualquer idade, apalparem, além das mamas, as axilas. O local é passível também do surgimento de nódulos.

Ao fazer o autoexame e sentir qualquer nódulo ou sinal suspeito, procure pelo seu médico de confiança. O exame caseiro não substitui a mamografia, o teste que detecta os tumores em estágios iniciais e que podem não ser sentidos pelo toque. Ao ser detectado ainda no estágio inicial, o câncer de mama tem 90% de chances de cura.

 

Frutas e legumes: alimentos auxiliam na manutenção do organismo

13
06

Desde pequenos somos orientados por nossos pais a comermos verduras e legumes. Quanto mais colorido o prato for, melhor será. Certo? Certíssimo! Este alimentos são ricos em nutrientes e a maioria deles auxilia o organismo. Entre as benfeitorias estão o fortalecimento ósseo e a diminuição das chances de ocorrer doenças cardiovasculares.A variedade de produtos hoje no mercado é vasta, podendo deixar a sua refeição mais saborosa e colorida. São tantas opções que é possível diversificar o paladar legumes e verduras salgadas, doces, amargas e cítricas.

A OMS, Organização Mundial da Saúde, indica que a alimentação diária de uma pessoa deve conter cerca de 400 gramas, ou então, cinco porções diárias de frutas, hortaliças e verduras. Um estudo recente mostra que aqueles que seguem esta dieta têm até 25% menos chance de morrer por qualquer doença, se comparado a quem não ingere estes alimentos.

 

 

As três doenças de pele mais comuns no Inverno

12
06

Basta o termômetro marcar temperaturas mais baixas que algumas doenças e problemas de saúde começam a aparecer. O frio pode até ser agradável para algumas combinações como chocolate quente, cobertor e filme na TV. Entretanto, não podemos deixar de lado as complicações que a nova estação traz ao organismo. No inverno, a umidade relativa do ar cai e favorece o ressecamento da pele. Banhos quentes e prolongados podem, ainda, piorar a situação. Por isso, elencamos as três doenças de pele mais comuns entre os meses de maio e agosto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Dermatite Atópica: esta é a doença mais típica na estação e pode atingir até 10% das crianças, especialmente aquelas que já têm outras alergias como a rinite ou bronquite, por exemplo. Atenção aos sintomas: pele avermelhada, coceira, prurido e descamação. Eles são mais notados nas regiões das dobras, como atrás do joelho.

 

Psoríase: Tomar sol no inverno é extremamente importante, principalmente quando se trata desta doença crônica. A falta de hidratação pode piorar a coceira, por isso o ideal é seguir as orientações de um profissional.

 

Ictiose vulgar: Esta doença é mais rara, pois ela é uma manifestação extrema da pele seca. A ictiose vulgar deixa a derme mais grossa, descamativa e craquelada, podendo lembrar até escama de peixe.

 

Menopausa mais cedo? Saiba quais os alimentos aceleram o fim da menstruação

11
06

Você sabia que comer mais macarrão branco e arroz está ligado à menopausa precoce? Esta constatação é resultado de uma pesquisa realizada com mais de 900 mulheres no Reino Unido. Os dados foram divulgados na publicação científica "Journal Of Epidemiology and Community Health". Ainda segundo o levantamento, as mulheres que mantêm ua dieta rica em peixes oleosos podem atrasar o processo da menopausa.

Especialistas afirmam que a chegada antecipada da menopausa, acaba gerando riscos à saúde da mulher, causando osteoporose e doenças cardíacas. Entretanto, os pesquisadores não conseguiram avaliar se os tipos de alimentação afetam o início da menopausa, ou se elas refletem em algum outro fator oculto, ainda desconhecido.

A conclusão dos estudiosos, sugere que os antioxidantes nas leguminosas podem ajudar a manter o ciclo menstrual por mais tempo. Além disso, o Ômega 3, facilmente encontrado em peixes oleosos, podem impulsionar o processo. Ainda é possível, conforme a pesquisa, que os carboidratos refinados aumentem o risco de resistência à insulina, o que pode acabar interferindo nos hormônios sexuais, assim, consequentemente, influencia o ciclo menstrual.

 

 

Estudo revela que a luz do dia influencia o humor das pessoas

08
06

Queremos saber: você se sente melhor e mais disposta quando olha pela janela, logo de manhã, e observa o sol brilhando radiante? Agora acrescente a essa pergunta o seguinte questionamento: a sensação é a mesma sabendo que você não está na praia, ou descansando nas merecidas férias? Bom, se a resposta foi negativa, saiba que este sentimento tem uma explicação científica e a gente te conta.

Conforme levantamento realizado por uma Universidade dos Estados Unidos, a quantidade de tempo entre o nascer do sol e o pôr, influencia diretamente o humor das pessoas. É verdade! Esse efeito é mais forte e comum do que os fatores como temperatura, poluição ou chuva.

Segundo o estudo, as respostas coletadas evidenciaram maiores problemas mentais quando os dias são mais curtos, com menor presença do sol. Ou seja, a duração da luz do dia afeta mais os sentimentos, do que a quantidade de raios solares absorvidos pelo organismo.

A pesquisa examinou informações meteorológicas e dados sobre a poluição. Com estes elementos em mãos, houve a comparação com outros fatores como o clima e o tempo que as pessoas permanecem no sol durante o dia.

Viu só? Um dia de sol brilhante, com aquele céu de brigadeiro, fará o seu dia ser mais produtivo e feliz. Ao abrir a janela pela manhã, foque na positividade que o Astro Rei lhe dará durante todo período. Ah, um bom café da manhã, recheado de alimentos nutritivos, auxiliará ainda mais na absorção de vitaminas e minerais.

 

 

Câncer de mama em estágio avançado é curado em tratamento experimental

06
06

A boa notícia veio do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos. Os médicos de lá conseguiram tratar uma paciente com câncer de mama em estágio avançado graças a uma técnica experimental de imunoterapia, e o câncer está em remissão.

 

A paciente é Judy Perkins, uma americana de 49 anos com um tumor no seio direito que sofreu metástase e havia se espalhado para o fígado e outras áreas. Depois da quimioterapia não ter sido eficiente, ela já havia desistido. Tinha recebido a notícia de que de que viveria apenas mais três anos.

 

Foi quando recebeu um convite para participar de um experimento. Os cientistas colheram as células do seu próprio sistema imunológico, conhecidas como linfócitos infiltradores de tumores. Eles selecionaram as que tinham mais chances de encontrar e matar o tumor e as multiplicaram em laboratório. Depois, bastou reinjetá-las no corpo de Judy e esperar que trabalhassem por conta própria. Enquanto o sistema imunológico comum não era capaz de vencer o tumor, a sua versão turbinada derrotou a doença, que não voltou a apresentar sinais mesmo dois anos depois do tratamento. 

 

Este tipo de tratamento é chamado de imunoterapia e não é necessariamente uma novidade — ele já se mostrou eficaz contra o câncer como o de pulmão e de pele. É que esses tipos de tumor carregar muitas mutações específicas, que ajudam o sistema imunológico turbinado a identificar a célula doente e destruí-la. Esse não é o caso do câncer de mama – no qual essas mutações que “guiam” os linfócitos são muito menos frequentes.

 

Junho Vermelho

06
06
Desde o dia 1º de junho, deu-se início em todo país o "Junho Vermelho", mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Segundo dados levantados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, Hemosc, a ação é de extrema importância durante este período, já que quando as temperaturas caem, a doação caminhando lado a lado, também diminui.
 
A Organização Mundial da Saúde, OMS, instituiu em 2004, o dia 14 de junho, como o "Dia Mundial do Doador." Há três anos, o Governo de Santa Catarina regulamentou uma lei que cria o Junho Vermelho Estado.
 
Ainda segundo informações disponibilizadas pelo Hemosc, para manter os estoques em nível satisfatório seria necessárias 450 doações diariamente, porém este cenário ainda não é uma realidade. Doar é rápido e dura aproximadamente 10 minutos. São retirados cerca de 400ml de sangue de cada pessoa, o que pode salvar muitas vidas.
 
Para ser um doador e mudar a vida de muitas pessoas é fácil. Basta ir até o Hemocentro da sua cidade, estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e, claro, levar um documento de identificação com foto. Entretanto, para validar a doação o candidato passará por uma série de questionamentos em uma triagem, a fim de identificar impossibilidades.
 

Imunoterapia tem primeiro tratamento para câncer de estômago

01
06
O tipo mais comum de câncer de estômago, o adenocarcinoma gástrico, é bastante estudado e, mesmo assim, ainda é difícil eliminá-lo de vez do organismo. Agora, um novo medicamento foi liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para tratar justamente os casos que não responderam à quimioterapia e outros medicamentos.
 
Falamos do pembrolizumabe, princípio ativo desenvolvido pela farmacêutica MSD. O remédio faz parte do arsenal mais recente da imunoterapia, abordagem que estimula o sistema imune a atacar o próprio tumor. O câncer cresce sem ser notado pelas células de defesa, e a imunoterapia tira essa espécie de capa de invisibilidade que recobre o tumor.
 
No adenocarcinoma gástrico, esse crescimento passa ainda mais despercebido, uma vez que os sintomas são pouco específicos: enjoo, dificuldades de se alimentar, sensação de estufamento, perda de apetite. E isso é ruim, porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de derrotar esse tumor, cuja mortalidade nos casos avançados chega a 70%, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).
 
 

© 2018 BML PATOLOGIA - Todos os direitos reservados | (47) 3326-2230 | contato@bmlpatologia.com.br