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NOTÍCIAS

Alimentação

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06

Esta é a nova pirâmide alimentar com porções para uma dieta de 2000cal e serve de base de cálculo para as mais variadas quantidades calóricas.

 

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Cuide-se!

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Veja as quantidades diárias recomendadas!

 

  • Água= 8 copos
  • Açúcar= duas colheres de sopa
  • Sal= 6 gramas ( 1g a mais do que um pacotinho encontrado em restaurantes e lanchonetes!)

 

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Hidratação o ano todo

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06

Durante o inverno, uma constatação comum entre a maioria dos pacientes que buscam aconselhamento nutricional é a redução drástica do consumo de líquidos, sendo esta justificada pela falsa ideia de menor necessidade de hidratar-se nesse período. O comentário é sempre o mesmo: como suamos menos, ingerimos menos água, ou ainda, como não sinto sede, não busco a água. 

Principal constituinte do corpo humano, a água é essencial para manter a vida, participando de diversas reações químicas que ocorrem no nosso corpo o tempo todo. No organismo tem papel indispensável no transporte de nutrientes para dentro das células, na remoção de substâncias tóxicas para fora do corpo, na regulação da temperatura corporal, além de participar de diversas reações enzimáticas, podendo ser ainda um facilitador da digestão.

Vale sempre lembrar, que devemos ingerir líquidos, antes da sensação de sede aparecer. Quando sentimos sede, já estamos sofrendo os efeitos da desidratação, ou seja, as perdas de água ocorridas pelo organismo não foram repostas. Essa falta de água, a médio e a longo prazo podem causar efeitos deletérios no organismo, como alterações no rim, redução da secreção salivar, redução do volume sanguíneo comprometendo o bom funcionamento cardiovascular e constipação intestinal. Sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga denunciam um baixo consumo hídrico.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, é recomendado beber um copo de líquido por hora (200 ml).

Se você ingere pouca água ao longo do dia, hábitos simples e práticos que podem ser facilmente incorporados no dia-a-dia já ajudam a aumentar o consumo de líquidos. Abaixo cinco dicas que podem ajudar você a se habituar ao consumo:

1.     Comece carregando com você uma garrafa de água – a reposição de líquidos deve ser constante, independente da sensação de sede. Na bolsa ou na sua mesa de trabalho, estando ao alcance das mãos, o consumo fica mais fácil.

2.     Divida o consumo de água ao longo do dia, estabelecendo metas de ingestão para cada período do dia. Se você tem dificuldade para lembrar o quanto consumiu, crie o hábito de marcar a quantidade ingerida até você se adaptar a essa nova realidade.

3.     Inclua na sua dieta alimentos ricos em água, como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma forma de consumir água sem perceber.

4.     Indiferente da estação do ano, o chá, é uma maneira deliciosa de consumir mais líquidos. Prepare chá com folhas, cascas ou pedaços de frutas e consuma ao longo do dia. Devemos evitar sempre a adição de açúcar nessas bebidas.

5.     Duas receitas para preparar águas aromatizadas, proporcionando um gostinho todo especial para esse líquido tão importante:

Receita 1:

- 1 litro de água

- Pedras de gelo

- ½ maçã cortada em pedaços e com casca

- Canela em pau

- Cravo

- Suco de ½ limão

Receita 2:

- 1 litro de água

- Pedras de gelo

- ½ Laranja cortada em rodelas ou 1 limão também cortado

- Folhas de hortelã

- Lascas de gengibre

 

O ideal é preparar com 3 horas de antecedência ao consumo, sendo o gelo adicionado na hora de servir. Comece ainda hoje, crie novos hábitos alimentares, experimente, você estará investindo na sua saúde de uma maneira muito saborosa e prática. 

 

Material elaborado por: Helena Conceição de Souza

Nutricionista, pós graduada em Nutrição Clínica

CRN 10 – 1568

 

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